Polícia gaúcha fica alerta para ações neonazistas na Capital

Polícia gaúcha fica alerta para ações neonazistas na Capital

Grupos de todo mundo comemoram aniversário de Hitler na próxima quinta

Correio do Povo

publicidade

A Polícia Civil está em alerta para a próxima quinta-feira, dia 21, quando os grupos neonazistas comemoram em todo o mundo os 122 anos de nascimento de Adolf Hitler. "Estamos atentos e monitorando a situação", afirma o titular da 1ª DP da Capital, delegado Paulo César Jardim, que se dedica a investigar a atividade das organizações. "Sabemos quem são", diz.

O delegado está preocupado com possível ação violenta dos neonazistas. Lembra de 2005, quando o mundo celebrava 60 anos do fim do Holocausto. Em Porto Alegre, um grupo de 12 neonazistas atacou e agrediu jovens judeus no bairro Cidade Baixa. Ataques foram registrados em setembro de 2007, após um Gre-Nal, com punks agredidos na saída da partida. Um deles recebeu 11 facadas e sobreviveu. Em junho de 2009, dois neonazistas atacaram um casal de punks na saída de um supermercado.

No Paraná, em 21 de abril de 2009, um casal de neonazistas foi morto por outros integrantes do grupo, na BR 116, em Quatro Barras, perto de Curitiba, após festa no dia do aniversário de Hitler. O crime ocorreu por disputa de hegemonia no grupo, que mantinha contatos com organizações do RS, em São Paulo e Santa Catarina. Um dos envolvidos foi preso no mês seguinte em Teutônia.

Sobre a existência de sites neonazistas brasileiros, o delegado observa que eles estão hospedados no exterior, dificultando rastreamento e desativação. Um dos exemplos é o site do autointitulado Partido Nacional Socialista Brasileiro, alvo nessa semana do Movimento Negro Unificado, que encaminhou denúncia contra o mesmo e quer providências do Ministério Público, da Secretaria de Segurança Pública, do Ministério Público Federal e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

A intenção é que os responsáveis respondam criminalmente por disseminar ideias preconceituosas e que a página seja retirada do ar. O site contém links para 33 grupos brasileiros e 58 em outros países.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895