Polícia investiga morte de adolescente em Vacaria

Polícia investiga morte de adolescente em Vacaria

UPA teria negado socorro a menina que passou mal em evento esportivo

Correio do Povo

publicidade

A delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Vacaria instaurou inquérito para investigar os fatos relacionados à morte de Gabrieli Vieira Lunelli, de 15 anos, ocorrida no dia 6 deste mês. A adolescente passou mal e desmaiou quando participava de um evento esportivo no Ginásio Municipal de Vacaria promovido por uma escola da cidade. A diretora e um professor foram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada cerca de 200 metros do ginásio municipal, onde solicitaram que a jovem fosse socorrida.

Segundo o delegado Flademir Paulino de Andrade, o socorro teria sido negado na UPA sob alegação de que “deveria ser feito contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cuja central fica na cidade de Caxias, o que já tinha sido realizado anteriormente por pessoas presentes no ginásio”. Por conta da demora, a menina foi colocada dentro de um veículo comum e levada até a UPA, quando “finalmente o socorro foi prestado”, disse o delegado.

O titular da DPCA afirma que “a negativa em prestar o socorro revoltou familiares da vítima e a todos que presenciaram os fatos, principalmente porque a UPA está localizada praticamente ao lado do local onde a jovem passou mal e pelo fato das ambulâncias do Samu de Vacaria ficarem estacionadas justamente no pátio da unidade de pronto atendimento”.

O delegado Flademir Paulino de Andrade disse que, Gabrieli Vieira Lunelli morreu no final de semana após ficar vários dias hospitalizada. “Considerando de que há a suspeita de negligência por parte de profissionais da UPA e de que a demora no atendimento possa ter influenciado na morte da Jovem, a DPCA instaurou inquérito para apurar a prática, em tese, do crime de omissão de socorro majorada pela morte da vítima”, afirmou. Todas as partes envolvidas no caso prestarão agora depoimento.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895