Polícia

Polícia investiga rede de abastecimento de drogas em presídios

Operação prendeu 18 pessoas em Butiá, Encruzilhada do Sul, Minas do Leão e Novo Hamburgo

O Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil vai aprofundar a apuração de uma possível rede de abastecimento de drogas em presídios. O diretor de investigações do Denarc, delegado Heliomar Franco, revelou nesta sexta que os indícios surgiram após a apreensão de cerca de 1,2 quilo de drogas, incluindo 80 bastonetes recheados de cocaína destinada a detentos, na operação Segundo Tempo. A ação ocorreu na quinta-feira em Butiá, Encruzilhada do Sul, Minas do Leão e Novo Hamburgo, sendo presas 18 pessoas desde o início das investigações em março deste ano. Entre elas estava o líder de uma rede de narcotráfico, que já havia sido capturado no sábado passado em Butiá, além do fornecedor de drogas, preso na ação em Novo Hamburgo.

Conforme o diretor da Divisão de Informações Criminais do Denarc, delegado Márcio Moreno, a cocaína embalada em bastonetes, avaliada em R$ 15 mil, seria enviada aos apenados do Presídio Estadual de Encruzilhada do Sul, sendo escondida nas partes íntimas das visitas. Ele observou que o fornecedor, em Novo Hamburgo, recebia a cocaína conhecida como “escama de peixe”, vinda da fronteira de Foz do Iguaçu, no Paraná, com Ciudad del Este, no Paraguai.

O delegado Heliomar Franco desconfia, porém, que a cocaína preparada em bastonetes seja de algum outro fornecedor, vinculado a uma possível rede que abastece os apenados nas casas prisionais. “Vamos abrir uma nova linha de investigação nesse sentido”, anunciou.

Na operação foram apreendidos ainda em torno de R$ 7 mil em dinheiro, quase 200 gramas de crack, sete celulares, um laptop, três relógios de origem desconhecida e um caderno de anotações com a atividade financeira do tráfico, além de papel de embalagem. A operação Segundo Tempo mobilizou 50 agentes em mais de dez viaturas, sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e outros sete mandados de prisão.


Bookmark and Share