Uma reunião entre membros da Polícia Civil e Brigada Militar traçou estratégias para contenção dos homicídios em Alvorada, na Região Metropolitana. O encontro ocorreu na terça-feira, com representantes das cúpulas do 24º BPM e do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), entre outros policiais de ambos efetivos.
Estiveram presentes o diretor da Divisão de Homicídios da Região Metropolitana, delegado Rafael Pereira, e o titular da DHPP de Alvorada, delegado Edimar Machado. Também participaram o comandante do 24º BPM, tenente-coronel Alexsandro Goi e demais militares das seções especializadas.
O comandante do 24º BPM assegurou a continuidade da pressão operacional em áreas conflagradas. As medidas contam com o apoio do Comando de Polícia de Choque (CPChq) e do Batalhão de Aviação da BM. Os trabalhos ocorrem a partir do protocolo estadual contra homicídios, que tem como base a teoria da dissuasão focada.
A metodologia visa reduzir os crimes contra a vida por meio da repressão seletiva de pessoas, no caso, as envolvidas em assassinatos. Os métodos incluem: ações para saturação de áreas, aumento de revistas em presídios, operações contra lavagem de dinheiro, apreensões em pontos de tráfico, indiciamento de lideranças e a transferência de presos no sistema penitenciário estadual e, depois, ao sistema federal.
- Dupla é presa com cabeça de homem em sacola na área central de Caxias do Sul
- Denarc prende operador financeiro de facção em Gravataí