Polícia

Polícia Civil realiza operação para desarticular grupo dedicado a extorsão e comércio ilegal em Passo Fundo

Na ação, cerca de 40 policiais civis e militares cumpriram cinco mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão

Polícia Civil apreendeu arma, medicamentos irregulares, dinheiro entre outros produtos na Operação Castelo de Cartas
Polícia Civil apreendeu arma, medicamentos irregulares, dinheiro entre outros produtos na Operação Castelo de Cartas Foto : Polícia Civil / CP

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Civil, por meio da Draco de Passo Fundo, coordenada pelo delegado Venícios Demartini, deflagrou a Operação Castelo de Cartas, com o objetivo de desarticular associação criminosa dedicada, especialmente, aos crimes de extorsão, comércio ilegal e posse irregular de arma de fogo.

A operação contou com o apoio das delegacias vinculadas à 6ª DPRI, da Delegacia de Polícia de Torres e da Brigada Militar. Na ação, cerca de 40 policiais civis e militares cumpriram cinco mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão, no município de Passo Fundo.

Em um dos endereços, foi apreendida grande quantidade de anabolizantes, medicamentos e produtos estéticos de origem estrangeira, além de um revólver calibre .357, munições e mais de noventa mil reais em espécie. Um homem foi preso em flagrante.

Destaca-se que a investigação teve início em setembro de 2025, quando policiais da Draco realizaram a prisão em flagrante de um indivíduo que estava na posse de diversas armas comercializadas ilegalmente. No decorrer das apurações, revelou-se a existência de um grupo paralelo especializado em cobranças e extorsões.

Ao todo, sete indivíduos foram presos, sendo um em flagrante e seis por força de prisão preventiva. As investigações seguem sob sigilo até a conclusão e remessa do inquérito policial.

Veja Também