Polícia

Policiais civis seguem em operação-padrão e preparam mobilizações

Ato foi marcado para o dia 31 de janeiro, no Centro de Porto Alegre

Policiais civis seguem em operação-padrão e preparam mobilizações
Policiais civis seguem em operação-padrão e preparam mobilizações Foto : Samuel Maciel / CP Memória
O sindicato que representa escrivães, inspetores e investigadores da Polícia Civil (Ugeirm), continua realizando operação-padrão e prepara novas mobilizações contra o pacote de medidas do governador José Ivo Sartori (PMDB). Em reunião realizada na última semana, representantes da categoria fizeram uma avaliação das manifestações realizadas e projetaram novas ações.

Com a retomada das votações dos projetos, que deve acontecer em fevereiro, já com a Assembleia Legislativa sob nova presidência, devem ser retomadas também as manifestações dos servidores. A UGEIRM programou um ato público que será realizado na Praça da Matriz, no próximo dia 31 de janeiro, dia em que deve tomar posse o novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT).

Conforme o vice-presidente da Ugeirm, Fábio Castro, esse ato vai servir para novamente protestar contra os parcelamentos dos salários e do 13º, o atraso das promoções na Polícia Civil, além de realizar uma homenagem aos colegas feridos pela Brigada Militar, durante os protestos contra o pacote em dezembro. Nesse dia, a UGEIRM também pretende entregar a pauta dos policiais ao novo presidente da Assembleia e pedir um compromisso em liberar o acesso da população ao Legislativo durante as votações.

“A nossa ideia é retomar as manifestações e a pressão para que essas medidas não sejam aprovadas. Também relembrar que nós estamos com as promoções atrasadas e 13º parcelado. Nesse sentido, nós queremos fazer um ato para chamar atenção da sociedade e também protestar contra toda essa questão da violência que está cada vez maior e o governo não faz nada. Também queremos relembrar do confronto que ocorreu no ano passado durante a votação. E queremos pedir ao novo presidente da Assembleia para que se retome o acesso as galerias da Assembleia para que os servidores e a população em geral possam exercer o seu livre direito democrático”, afirma.

A partir da avaliação de que a mobilização dos sindicalistas vem sendo positiva, com a retirada da convocação extraordinária por parte do governo, o conselho de representantes da UGEIRM decidiu manter a mobilização com algumas mudanças. Fica mantida a operação-padrão, até que o governo apresente alguma solução para a situação do parcelamento do 13º salário e a efetivação das promoções em atraso. Em relação às operações policiais, elas estão sendo cumpridas nas condições básicas, por meio de convocação por escrito com antecedência, pagamento antecipado de diárias quando for o caso, equipamentos em perfeito estado e garantia de pagamento das horas extras. Em caso de novo parcelamento no fim do mês, o boicote às operações será retomado até a integralização dos salários.

Manifestação em Brasília

Durante reunião dos representantes do sindicato ficou definida a participação dos policiais gaúchos no “Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria dos Profissionais de Segurança Pública”. A atividade acontecerá no dia 8 de fevereiro, em Brasília, e contará com a participação de profissionais da segurança pública de todo o país. O objetivo da mobilização é protestar contra a Reforma da Previdência (PEC 287/16), apresentada pelo governo Michel Temer (PMDB), que pretende retirar da Constituição Federal o artigo que reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança pública nos critérios de concessão da aposentadoria e o fim da paridade e da aposentadoria especial da mulher policial.

Deverão ser disponibilizados ônibus para a participação da categoria no ato em Brasília. A ideia do sindicato é levar um grande número de policiais e pressionar o governo pela retirada da proposta. Os interessados em participar desse ato deverão se inscrever através do site da UGEIRM.