Prefeito de Charqueadas comemora investimento de presídio no município

Prefeito de Charqueadas comemora investimento de presídio no município

Local próximo à RS 401 contará com 25 hectares e terá 208 vagas

Correio do Povo

Prefeito de Charqueadas acredita que penitenciária na cidade aumentará a segurança na região

publicidade

O prefeito de Charqueadas, Simon Heberle de Souza, comemorou a escolha do município para sediar uma penitenciária federal. “A cidade vinha se articulando e se preparando nesse pleito e conseguimos o objetivo. Um presídio federal traz algo de bom para a sociedade”, afirmou.

Para ele é um bom investimento em tempos de crise, além de aumentar a segurança pública na região. “É um belo empreendimento”, sintetizou, referindo-se inclusive à movimentação econômica que vai gerar no município.

O anúncio, feito pelo governador José Ivo Sartori no Palácio do Piratini nesta segunda-feira, detalhou mais ações, como o presídio estadual em Viamão e Alegrete. Além disso, Porto Alegre terá um novo centro de triagem. A penitenciária de Charqueadas terá a capacidade para 208 detentos. A área do município será próximo à RS 401 e contará com 25 hectares.

Sobre as contrapartida por sediar a penitenciária federal, o prefeito lembrou que nenhuma exigência foi apresentada durante as negociações. “Queremos agora uma parceria com o governo estadual, como talvez um reforço do policiamento”, complementou Simon Heberle de Souza, acreditando que pesou a infraestrutura existente na área prisional para a decisão da Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça em escolher Charqueadas.

Já o prefeito de Viamão, André Nunes Pacheco, declarou que a criação de um presídio estadual poderá ter retornos importantes ao município, como aumento do efetivo no policiamento e consequentemente da segurança pública.

De acordo ele, o novo estabelecimento prisional ficará em uma área da Fepagro, perto de Alvorada. Um termo de parceria deve ser agora realizado com o governo estadual, a exemplo de Charqueadas. “Esperamos que ter contrapartidas eficientes”, disse.

De acordo com Sartori, a área da Segurança Pública foi a única da sua gestão que recebeu uma elevação percentual no orçamento, alcançado 19% a mais do que foi destinado para 2017.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895