O prefeito de Nova Prata, Beto Carnevalli, publicou um pronunciamento oficial sobre o falecimento de Roseli Vanda Pires Albuquerque, ex-vereadora de Nova Prata e Diretora Administrativa da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado. Ela foi assassinada pelo ex-marido, Ari Albuquerque, na madrugada deste sábado em Nova Prata, na Serra gaúcha. O município decretou luto oficial de três dias.
Em vídeo, Beto Carnevalli deixou os sentimentos a todos familiares das vítimas envolvidas neste caso. "A vereadora Roseli, muito atuante, muito forte na comunidade, atuava atualmente como dirigente da Secretaria de Esportes do Estado, foi candidata a deputada estadual e, enquanto vereadora, fez um excelente trabalho por Nova Prata. Em nome de toda a municipalidade queremos dizer que estamos muito chocados com acontecido, como toda a comunidade deve estar".
O prefeito também destacou que o ato de feminicídio é "um ato condenável". "É um ato que nós reprovamos totalmente", diz. "Nós estamos em 2026 e isso não pode ser mais admitido".
Câmara Municipal destaca atuação na defesa dos direitos das mulheres
A Câmara Municipal de Nova Prata emitiu uma nota oficial de pesar nas redes sociais, em que manifestou “profundo pesar” pelo falecimento da ex-vereadora. No texto, é destacado seu mandato no Legislativo, em que Roseli destacou-se pela “atuação firme na defesa dos direitos das mulheres, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção, valorização e promoção da igualdade”.
Na nota oficial, também é pontuado que sua trajetória na vida pública foi marcada pelo “compromisso com a justiça social e pelo trabalho em prol da comunidade”. “Neste momento de dor, o Poder Legislativo Municipal, em nome dos vereadores e servidores desta Casa, solidariza-se com familiares e amigos, desejando força e conforto.Que seu legado permaneça como inspiração na luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, diz a nota.
- Corajosa, determinada e atenciosa: quem era Roseli Albuquerque, assassinada pelo ex-marido em Nova Prata
- Governador Eduardo Leite lamenta feminicídio de diretora-administrativa da Secretaria de Esportes do RS
- Danrlei lamenta morte de vereadora assassinada em Nova Prata: “Crime bárbaro”