Prefeitura de Vacaria aguarda notificação para falar sobre morte de adolescente

Prefeitura de Vacaria aguarda notificação para falar sobre morte de adolescente

Polícia apura suspeita de negligência da UPA em atendimento a Gabrieli Vieira Lunelli, de 15 anos

Correio do Povo

publicidade

A prefeitura de Vacaria manifestou-se através de nota oficial sobre a investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em relação à morte de Gabrieli Vieira Lunelli, de 15 anos, no dia 6 deste mês, e falhas no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24h). O Executivo e a Secretaria Municipal da Saúde informaram que “se manifestarão a respeito da instalação de inquérito policial referente a morte da menina Gabrieli Lunelli após serem notificadas oficialmente sobre o caso”.

Conforme a nota, “todas as medidas administrativas estão sendo tomadas através da abertura de um processo de sindicância investigatória que irá apurar os acontecimentos”. No documento é expressada ainda “consternação com o ocorrido e que todos os esforços serão empreendidos no sentido de elucidar os fatos”.

O inquérito aberto está sendo conduzido pelo delegado Flademir Paulino de Andrade, titular da DPCA de Vacaria. A adolescente desmaiou durante evento esportivo no Ginásio Municipal, promovido por uma escola da cidade. A diretora e um professor foram até a UPA 24h, distante em torno de 200 metros, e pediram socorro.

Conforme o delegado Flademir Paulino de Andrade, a ajuda teria sido supostamente negada na UPA 24H sob alegação de que o contato tinha de ser feito com a central do Samu, em Caxias do Sul. A menina foi levada, então, em um carro particular até a UPA 24H. Já hospitalizada, Gabrieli Vieira Lunelli morreu no final de semana passada. Os agentes da DPCA apuram se ocorreu negligência dos profissionais da UPA 24H e se a demora no atendimento tenha influenciado na morte da menina.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895