Prefeituras de 174 municípios do Estado se unem no combate à violência

Prefeituras de 174 municípios do Estado se unem no combate à violência

SIM/RS planejará ações estratégicas de segurança no interior

Correio do Povo

Schirmer anunciou ainda a permanência da Força Nacional no RS por mais um ano

publicidade

 A cerimônia de assinatura dos termos de adesão ao Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM/RS), envolvendo cerca de 174 prefeituras que estarão unidas no combate à violência e à criminalidade, ocorreu na manhã desta quarta-feira, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. A solenidade contou com a presença do governador José Ivo Sartori e prefeitos de 81 municípios já aptos à adesão, além da cúpula da área da segurança pública. O SIM/RS estabelece uma relação mútua para planejar ações estratégicas de segurança no interior, tendo como a integração na prevenção, na tecnologia, nas operações, nas informações e na inteligência e ressocialização e no sistema penitenciário.

Entre os benefícios do SIM/RS estão formação única de agentes de segurança; dedicação do governo estadual às ocorrências de média e alta complexidade; auxiliando os municípios no atendimento de menor potencial ofensivo; estimular a participação comunitária; apoiar as prefeituras no videomonitoramento; implementação de cercamento eletrônico nas cidades e microrregiões; possibilidade de acesso aos sistemas de consultas integradas, de informações e estatísticas; e financiamento, via parceria com BRDE e Badesul, aos municípios para investimento em segurança pública.

Novidades

O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer aproveitou para anunciar a criação nesta quinta-feira, junto com Poder Judiciário e Ministério Público, da primeira Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no Rio Grande do Sul. “É um novo formato de atendimento de presos”, destacou, enfatizando os baixos índices de reincidência dos apenados. O ato está marcado para o final da tarde no Palácio Piratini.

A APAC entrará em funcionamento em um prédio anexo do Instituto Penal Pio Buck, na Capital, em 2018. Cezar Schirmer antecipou ainda que o convênio para a permanência por mais um ano da Força Nacional no RS será renovado ainda em dezembro. Confirmou também a entrega de 208 novas viaturas para a Brigada Militar no próximo dia 21.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895