Preso 17º suspeito de participação em fraude do leite no Norte do Estado

Preso 17º suspeito de participação em fraude do leite no Norte do Estado

Homem era motorista de uma das empresas envolvidas

Ananda Müller / Rádio Guaíba

publicidade

O Ministério Público (MP) confirmou a prisão do 17º envolvido na fraude do leite investigada pela sétima edição da operação Leite Compen$ado, deflagrada nessa quarta-feira no Norte gaúcho. O homem, que era motorista da empresa Rafinha Transportes, foi recolhido ao presídio de Erechim, onde os demais investigados cumprem prisão temporária. Os mandados foram cumpridos em Erechim, Gaurama, Jacutinga, Machadinho, Viadutos e Maximiliano de Almeida.

A fraude consistia em adição de água e sal ao leite produzido em Machadinho, Viadutos e Maximiliano de Almeida. De acordo com a coordenação da operação, há 62 laudos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) constatando adulteração, entre outras irregularidades.

Segundo a promotoria de Justiça do MP, depois de adulterado, o leite era entregue em dois postos de resfriamento: Rempel & Coghetto Ltda, em Jacutinga, e Cotrel, em Erechim. Conforme as investigações, os suspeitos de adulteração – produtores e motoristas – punham sal no leite com água para ampliar o ponto de congelamento do líquido e mascarar a fraude.

Destino dos leites da Cotrel
• DPA – Nestlé, em Palmeiras das Missões, Rio Grande do Sul;
• Cootal, em Taquara, no Rio Grande do Sul;
• Aurora, em Pinhalzinho, em Santa Catarina;
• Kerlac, em Rio Fortuna, em Santa Catarina;
• Laticínios H E, em Coronel Vivida, no Paraná
• Laticínio e Queijaria IPÊ, em Lavras, Minas Gerais

Destino dos leites da Rempel & Coghetto Ltda

• BRF, de Teutônia, no Rio Grande do Sul

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895