Mais cedo, um homem, que também teria participado do crime, foi detido em um Fiat Strada com placas de Caxias do Sul, na vila Segredo, periferia da cidade. De acordo com a Brigada Militar, ainda existem mais quatro homens escondidos em um matagal.
Por volta das 10h30min, seis criminosos armados com fuzis, pistolas e metralhadoras assaltaram a agência, localizada na rua Frei Casemiro Zafonatto, no Centro. O grupo bloqueou um trecho da rua e usou populares como escudos humanos. Um dos funcionários do banco levou coronhadas na cabeça e os clientes foram rendidos.
Após pegarem uma quantia em dinheiro não divulgada que estava no cofre, os criminosos iniciaram a fuga, atirando para todos os lados. Os disparos atingiram a fachada da agência do Sicredi e duas lojas (uma de móveis e outra de material de construção). Ninguém ficou ferido, mas houve pânico entre as pessoas próximas. Durante o assalto, uma cliente desmaiou.
A quadrilha estava em um Honda Civice e supostamente em um Celta e um Astra. Mantido refém, um caixa do Banco do Brasil foi levado junto e foi solto na localidade de Capela Santo Antônio, conhecida como Vendinha do Mel, no interior de Ipê. As estradas da região levam a Vacaria. A vítima também ficou ferida por coronhadas.
A Brigada Militar e a Polícia Civil foram mobilizadas nas buscas, tendo o apoio do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão de Aviação da BM (BAv-BM). O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Porto Alegre, enviou uma equipe para Ipê.