Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo prenderam os responsáveis pela morte do funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), Juscelino Milkiewiscz, de 44 anos. Trata-se de Wagner Baumgratz, 27 anos, e Ian Andrade Farias, 19. A vítima foi morta em seu apartamento, no dia 29 de novembro, mas o corpo somente foi encontrado quatro dias depois, já em adiantado estado de decomposição.
O delegado Cláudio Edgar Trindade Belcamino revelou hoje, em entrevista coletiva à imprensa, que os dois confessaram friamente como mataram a vítima com requintes de crueldade. Conforme o delegado, Milkiewiscz havia convidado os dois acusados para ir ao seu apartamento fazer um programa sexual. Para roubar um notebook, eles resolveram matar a vítima. A ideia de mata-lo teria partido de Baumgratz, que conhecia a vítima, e temia ser denunciado. O funcionário da Funai teria implorado ajoelhado para que não o matassem, mas os matadores não tiveram piedade.
Farias, que é lutador de artes marciais, desferiu um golpe chamado mata-leão fazendo com que a vítima desmaiasse. Depois, Baumgratz pegou uma faca de cozinha e começou desferir golpes contra o pescoço de Milkiewiscz. Segundo o delegado, como o cabo da faca quebrou, ele usou um sapato para bater e enterrar a arma no pescoço da vítima. Como o funcionário estava demorando para morrer, eles amarraram um lençol em seu pescoço e apertaram até asfixia-lo.
Os dois saíram levando o notebook e, uma hora e meia depois, voltaram ao apartamento acompanhado por dois adolescentes, de 15 e 16 anos, para roubar mais objetos. Um dos adolescentes retirou a faca, que havia ficado cravada no pescoço da vítima, e jogou num campo próximo.
Baumgratz e Farias estão recolhidos no presídio regional com prisão preventiva decretada pela Justiça. O delegado Belcamino vai indiciar os dois por latrocínio – roubo seguido de morte. A pena para o crime é de 20 a 30 anos de reclusão. Os dois adolescentes foi responder a um procedimento especial para menores por furto a ser enviado ao Juizado da Infância e da Juventude.
Presos em Passo Fundo assassinos de funcionário da Funai
Juscelino Milkiewiscz foi morto em seu apartamento