Primeira mulher do grupo de elite da Susepe toma posse

Primeira mulher do grupo de elite da Susepe toma posse

Grupo de Ações Especiais começou o curso de formação na segunda-feira

Paulo Roberto Tavares / Correio do Povo

publicidade

Rosane Vieira, de 30 anos, é a primeira mulher e integrar o Grupo de Ações Especiais (Gaes), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Ela foi empossada segunda-feira, início do curso de formação teórica e prática dos novos integrantes. O treinamento se estende até sexta-feira. Atualmente, o Gaes conta com 30 integrantes, que trabalham em situações de conflito em casas prisionais ou escolta de alto risco.

Natural de Charqueadas, a agente penitenciária ingressou recentemente na instituição, através de concurso. Inicialmente lotada no Núcleo de Segurança de Disciplina (NSD), Rosane inscreveu-se para participar do grupo. De acordo com ela, a decisão de participar do Gaes se deve à identificação com atividades que exercia anteriormente, como vigilância e segurança. “Creio que minha opção poderá motivar outras colegas a fazerem a mesma escolha”, disse.

Participam desta edição do curso dez alunos. As aulas são sobre controle de distúrbio, algemação e revista, entrada tática, defesa pessoal e ordem unida, além de treinamento físico, direção policial, uso de diversas armas letais e não letais.


Rosane Vieira começou o treinamento na segunda-feira | Crédito: Tiago Dias / Susepe / Divulgação

Tropa de elite

Considerado a tropa de elite da Susepe, o grupo, criado em meados de 2008, foi efetivamente instituído em 2009. O Gaes realiza as mesmas tarefas que do Batalhão de Operações Especiais (BOE), em situações de alto risco dentro do sistema prisional. Segundo o chefe do Gaes, Sandro Severo, a unidade atua em escoltas de alto risco, intervenções prisionais, gerenciamento de crises nas casas prisionais, negociações internas em situações de motim, além de segurança do superintendente e autoridades em visita ao Estado.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895