A presença da Força Nacional (FN) No Rio Grande do Sul foi prorrogada por pelo menos 60 dias. A medida foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU) e é passível de prorrogação. A renovação de efetivo é um procedimento padrão da FN, uma vez que a tropa é composta por servidores das forças de Segurança Pública estaduais de todo o Brasil, que atuam por um período determinado e regressam às suas corporações de origem.
O vice-governador e secretário da Segurança Pública do Estado, delegado Ranolfo Vieira Júnior, elogiou o apoio dado nos últimos anos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que, segundo ele, contribuiu para o combate à violência e à criminalidade. “Um trabalho relevante, principalmente no momento em que eles vieram prestar auxílio aos órgãos estaduais, em 2016. Atualmente, são 55 policiais militares e nove policiais civis experientes atuando na Capital. Iremos, nestes 60 dias, fazer uma avaliação para que se possa definir sobre a necessidade de uma nova prorrogação”, afirmou.
A Força Nacional de Segurança Pública está presente no RS desde agosto de 2016. Em maio de 2017, a atuação em Porto Alegre passou a ser desenvolvida de acordo com o planejamento estratégico do Plano Nacional de Segurança Pública, no qual Porto Alegre, Natal e Aracaju foram escolhidas como cidades-piloto. Dentro das ações efetuadas, estão operações de combate a homicídios dolosos, feminicídios e tráfico de drogas, em área pré-estabelecidas pela SSP e a Senasp.
Prorrogada presença da Força Nacional no Rio Grande do Sul
Decisão foi confirmada pelo governo federal nesta terça-feira