Polícia

Quadrilha de tráfico era comandada por detento da Pasc

Duas pessoas foram presas nesta manhã em operação do Denarc

Duas pessoas foram presas nesta manhã em operação do Denarc
Duas pessoas foram presas nesta manhã em operação do Denarc Foto : Vinícius Roratto
O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) desarticulou nesta quinta-feira uma quadrilha comandada por um detento da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), conhecido como Minhoca. Com base montada no bairro Mário Quintana, em Porto Alegre, o grupo pretendia dominar o tráfico de drogas na vila das Laranjeiras, que era liderado pelo traficante Chicão, assassinado no início de junho. Dias depois, seis casas foram incendiadas, dois homens do bando de Chicão foram mortos e moradores foram expulsos de suas casas.

As investigações da operação Duplo Golpe, comandada pelo titular da 3ª Delegacia de Investigação (DIN) do Denarc, delegado Marcus Viafore, duraram quatro meses e resultaram na prisão de 10 pessoas, duas nesta manhã. O delegado desconfia que Minhoca tenha se aproximado da quadrilha dos "Bala na Cara" com o objetivo de se apossar das "bocas de fumo" da vila das Laranjeiras. “Ele dava ordem de dentro da Pasc por celular”, contou.

Os agentes seguem às buscas a outros dois integrantes do grupo. Durante a ação foram apreendidos meio quilo de maconha, cocaína e crack, além de um revólver calibre 38 com numeração raspada, 15 munições, três celulares, uma balança digital, um caderno de anotações da venda de drogas e dois veículos modelo Golf.

Houve a mobilização de 45 policiais civis em 15 viaturas, que cumpriram sete mandados de busca e apreensão e de outros seis mandados de prisão nos bairros Mário Quintana, Belém Velho e Lomba do Pinheiro, além de Alvorada. A operação contou com o apoio da 1ª e 3ª Delegacias de Polícia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DPHPP).

Bookmark and Share