A investigação iniciou a partir de um assalto a uma agência bancária em São Marcos, em 5 de setembro do ano passado. Do total de capturados, dois suspeitos foram pegos em Canoas, na Região Metropolitana, nos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças. Com eles, foram apreendidos miguelitos e um revólver calibre 38.
De acordo com Ferreira, a suspeita é de que a quadrilha usava explosivos de uma pedreira de Caxias do Sul. O grupo também seria responsável por 15 roubos diversos em empresas.
Além do ataque em São Marcos, a quadrilha é suspeita de estar envolvida em um assalto a um banco em Nova Prata, em agosto de 2010, outro em Palmares do Sul, em agosto do mesmo ano, um terceiro em Paverama, em novembro de 2010, e outro em Sertão Santana, em outubro de 2010.
A polícia divulgou áudios da comunicação da quadrilha durante assaltos. Um deles ocorre antes da tentativa de ataque a um posto de combustíveis, em maio deste ano. Outro mostra uma conversa sobre venda de jóias roubadas. Um terceiro tem a gravação de suspeitos falando sobre munição.