Conforme o titular da 17ª Delegacia da Capital, delegado Hilton Müller Rodrigues, o representante contou ter sido abordado pela dupla em Sapucaia do Sul e que os criminosos fizeram ameaças a ele e à família. Conforme o depoimento do homem, os bandidos sabiam que ele era ligado ao ramo de joalherias e que tinha mercadorias no carro. Ele também garante que as joias destinadas à loja foram roubadas e que foi obrigado pela dupla a facilitar a entrada no prédio. O homem era fornecedor da joalheria atacada.
O delegado explica que vai, agora, pedir que parte das testemunhas preste um segundo depoimento, além de ouvir outros envolvidos, a fim de constatar se a participação do representante comercial no crime pode ser descartada. Essa hipótese surgiu em razão de evidências como as três armas encontradas no local.
O assalto começou no fim da tarde de terça-feira passada, quando a dupla e a vítima entraram no edifício. Com o zelador feito refém no andar da joalheria, o porteiro estranhou a situação e trancou o elevador com os dois assaltantes e o representante comercial dentro, antes de o trio chegar ao térreo com a mercadoria roubada. Após quatro horas de negociação, os bandidos se entregaram. A dupla foi levada ao Presídio Central.