Retomadas visitas na Penitenciária de Charqueadas após barricada de agentes

Retomadas visitas na Penitenciária de Charqueadas após barricada de agentes

Presos atearam fogo em colchões devido à suspensão da entrada de familiares

Samantha Klein/Rádio Guaíba

Retomadas visitas na Modulada de Charqueadas após barricada de servidores

publicidade

A entrada de familiares de detentos voltou a se normalizar, no fim da manhã deste sábado, no módulo 1 da Penitenciária Modulada de Charqueadas, na região Carbonífera. Mais cedo, um grupo de presos se revoltou com a suspensão das visitas e ateou fogo em colchões no pátio do módulo 1. O princípio de incêndio foi controlado, sem saldo de feridos, mas agentes penitenciários, que no início da manhã impediram a entrada de parentes, permaneceram em frente ao complexo, em uma barricada com queima de pneus.

A suspensão de visitas foi uma retaliação da categoria à proposta de modificação do regime de plantão. Conforme um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, dentro do conjunto de medidas de austeridade a serem votadas a partir de segunda-feira, o governo propõe a extinção dos plantões de 24h nos presídios. Com isso, terão de ser realizados três turnos de oito horas por equipes, reduzindo drasticamente o pagamento de horas-extras.

A cada troca de plantão, os agentes penitenciários terão de fazer uma nova contagem de presos, o que pode gerar insegurança e motins, conforme o sindicato da categoria. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Amapergs), Cláudio Fernandes, esse procedimento é arriscado, especialmente no plantão da noite.

A Modulada de Charqueadas soma 1.301 presos, conforme dados da Susepe referentes a outubro. A Superintendência não vai se manifestar sobre o tema, segundo a assessoria de imprensa, o que só deve ocorrer se o projeto for aprovado na Assembleia. Conforme o órgão, nos demais presídios do Estado as visitas ocorrem normalmente.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895