Rio Grande do Sul tem o menor número de homicídios em 13 anos

Rio Grande do Sul tem o menor número de homicídios em 13 anos

Foram 106 vítimas no mês de maio

Correio do Povo

Local foi isolado para a perícia

publicidade

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou 106 homicídios no Rio Grande do Sul em maio deste ano. O número de vítimas é 20% mais baixo que em maio de 2022, quando foram registrados 133 homicídios, e o menor desde 2010. Os feminicídios e latrocínios acompanharam a tendência de queda, com cinco e zero casos registrados no último mês, respectivamente, contra 10 e cinco em maio de 2022. Em Porto Alegre houve 12 casos, um a menos que os 13 registrados em maio do último ano.

“A diminuição dos homicídios é reflexo de um planejamento tático, operacional e de inteligência, que vem sendo realizado de forma integrada com todas as vinculadas da Segurança”, explicou o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, em nota. De acordo com ele, a estratégia que tem sido utilizada no Estado é a prisão das principais lideranças do crime organizado para enfraquecê-lo com asfixia financeira. 

A SSP também aumentou o efetivo policial e entregou mais de cem viaturas para os agentes na ponta, garantindo o patrulhamento ostensivo, com pelo menos uma viatura em cada um dos 497 municípios gaúchos. Também foram realizados investimentos em tecnologia e inteligência, além do chamamento de 1,3 mil novos servidores para a área da segurança pública, entre brigadianos, policiais civis, bombeiros e policiais penais.

Feminicídio

Das cinco vítimas no Estado, apenas uma contava com medida protetiva. Já no acumulado de janeiro a maio, a queda é de 29%, ante mesmo período do ano passado. Neste período, ocorreram 34 feminicídios contra 48 casos. De acordo com a SSP, a realização de operações para reforçar a fiscalização de medidas protetivas também vem auxiliando na redução dos indicadores.

Em breve, o governo do Estado deve também iniciar a operação do projeto Monitoramento do Agressor. Para prevenir feminicídios, a iniciativa inédita no país permitirá o uso de tornozeleiras eletrônicas em agressores para evitar que se aproximem de vítimas amparadas por medidas protetivas de urgência (MPU) deferidas pela Justiça com base na Lei Maria Penha. Até o momento, nenhum pedido foi deferido pelo Judiciário.

Queda recorde de roubo de veículos no Rio Grande do Sul

Acompanhando a tendência de queda dos índices de criminalidade, maio também foi marcado pela redução histórica de roubos de veículos no RS, chegando a 21%. Ao todo, foram registradas 317 ocorrências contra 401 em maio de 2022. No acumulado, somando os primeiros cinco meses do ano de 2023, a queda é de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Porto Alegre, a diminuição foi de 12% no mês passado.

Abigeatos

No mês passado, também houve uma redução dos crimes de abigeato no RS. No meio rural, foram computados 300 casos, contra 398 em igual período de 2022, resultando em uma queda de 24,6%.

Ocorrências bancárias

Em maio, conforme balanço da SSP, não houve alteração dos indicadores. Foram três casos registrados, no mês passado, mesmo número tabulado em 2022.

Roubos ao transporte coletivo

Já com relação ao transporte coletivo, o Estado teve 28 ocorrências a mais no mês passado, alta de 45,9%, em relação a igual período de 2022. Contudo, no acumulado, de janeiro a maio, a redução é 17,5%, totalizando 244 ocorrências registradas contra 296 em comparação com 2022.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895