Os dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na manhã desta quinta-feira, mostram um aumento no número de roubo de celulares no Rio Grande do Sul entre os anos de 2022 e 2023. Já nos furtos houve uma diminuição. Somando as duas categorias, no ano passado, houve 17.360 casos, o que equivale a 1,98 ocorrência por hora.
De acordo com o relatório, 3.188 celulares foram roubados em 2022. O número absoluto aumentou no período seguinte, fechando com 3.511 aparelhos roubados.
O crime de roubo ocorre quando há ameaça contra a vítima e se diferencia do furto, que é quando o objeto é subtraído sem a percepção do proprietário.
No quesito furto de celulares, houve uma queda no Rio Grande do Sul de 2,8% entre um ano e outro. Em 2022, foram registrados 14.254 casos. Já em 2023, as autoridades relataram 13.849 ocorrências.
Nacional
O Brasil registrou uma média de 107 celulares roubados ou furtados por hora em 2023, totalizando 937.294 ocorrências, segundo dados do FBSP. Pela primeira vez os furtos superaram os roubos, com 494.295 furtos contra 442.999 roubos ao longo do ano.
- RS tem mais de 5,3 mil estupros em 2023, aponta Anuário de Segurança Pública
- RS tem queda no número de feminicídios entre 2022 e 2023, mostra anuário da Segurança Pública
- Mortes violentas no Brasil diminuem 3,4% em 2023