Saiba quem é o guru espiritual que originou ensinamentos de comunidade Osho Rachana
Rajneesh Chandra Mohan Jain foi um líder espiritual indiano, que viveu entre os anos 1931 e 1990

publicidade
Um homem de 69 anos que atua como guru espiritual é suspeito de desviar R$ 20 milhões, em Viamão, na Região Metropolitana. Conhecido como Prem Milan, ele lidera a comunidade Osho Rachana. O homem também é investigado por tortura psicológica, agressões físicas e por exposição de menores de idade a atos de sexo explícito. O esotérico nega ter cometido os crimes.
A Osho Rachana é uma sede gaúcha do movimento Osho International. A organização se origina da filosofia de Rajneesh Chandra Mohan Jain (1931-1990), também conhecido como Acharya Rajneesh, Bhagwan Shree Rajneesh ou simplesmente Osho. Saiba mais sobre a história dele:
Osho foi um líder espiritual indiano criador do movimento Rajneesh. Ele ficou conhecido por se opor às religiões tradicionais, pregando a liberdade através de técnicas de meditação, a valorização do humor, criatividade, celebração e liberdade sexual.
Apesar de criticar as religiões, Osho criou um movimento com todas as características de uma seita, com rituais e seguidores. Apesar de sua morte há mais de 30 anos, a comunidade que abraça as suas filosofias é considerável em número. Um perfil no Instagram com linguagem portuguesa, por exemplo, acumula 100 mil seguidores. Já o perfil da Osho International acumula mais de 1,3 milhão de inscritos no YouTube.
Formação e ida para os EUA
O guru afirmou ter sido em 1953, quando tinha apenas 21 anos, que recebeu a iluminação espiritual. Ele se formou mestre em filosofia em 1957 pela Universidade de Sagar e foi professor na Universidade de Jabalpur. Nessa época percorreu a Índia com o nome de Acharya Rajneesh para falar sobre suas concepções de espiritualidade, progresso e sociedade, onde criticava o socialismo e exaltava o sistema capitalista.
Em 1970 apresenta o que chamou de Meditação Dinâmica, uma técnica que envolve a dança, a respiração rápida (hiperventilação) e a música. Foi nesse período que forma o primeiro grupo de discípulos.
Em 1981, o guru indiano vai para os EUA tratar de problemas de saúde e se instala em um rancho no deserto de Oregon, comprado por seus discípulos.
A filosofia Osho
Em seu site, a Osho International conta conta com uma ampla gama de conteúdos multiplataforma encaminhando para aplicativos e compra de produtos relacionados à filosofia Osho.
Também há um apanhado de informações sobre o que acredita a organização. Em temas sobre sexo, os ensinamentos Osho afirmam que ele é a "parte mais viva em você". "A mente é a coisa mais morta em você e o sexo é a coisa mais viva em você. É por isso que a mente está sempre contra o sexo e a mente está sempre suprimindo-o. Eles são inimigos", afirma uma publicação.
Sobre meditação, um outro post afirma que ela é crucial para o desenvolvimento do ser humano. "Se você puder cuidar de apenas meditar, você terá feito mais do que o esperado do homem contemporâneo", diz.
Veja Também
Documentário da Netflix aborda Osho
Um documentário da Netflix, lançado em 2018, aborda a história de Osho e de suas filosifas em meio à comunidade criada. A sinopse de "Wild Wild Country" diz: quando um polêmico líder de seita constrói uma cidade utópica no deserto do Oregon, o conflito com os moradores vira um escândalo nacional.
Questões religiosas, filosóficas, morais e até legais vão se enfileirando ; sempre com os dois lados tendo vez. A produção ganhou grande repercussão e aborda o fanatismo dos seguidores da seita e as práticas realizadas pelo culto.
O documentário gerou reação da Osho International. Ela disse que ele "infelizmente não explora os principais aspectos e, portanto, não dá um relato claro da história real por trás da história".