Secretaria de Segurança tem até segunda-feira para retirar presos do pátio do Central

Secretaria de Segurança tem até segunda-feira para retirar presos do pátio do Central

Detentos estão acampando no local desde o fim de outubro, quando entraram em conflito com outro grupo

Correio do Povo

Grupo se revoltou e decidiu acampar no pátio do Central

publicidade

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem até segunda-feira para retirar o grupo de quase 100 detentos que estão acampados, ao ar livre, em um dos pátios da Cadeia Pública de Porto Alegre (antigo Presídio Central). A determinação é da juíza Sonáli da Cruz Zluhan, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre.

Os apenados encontram-se no local desde o final de outubro após terem entrado em um conflito com os presos de um dos pavilhões. Trata-se do mesmo grupo que já haviam permanecido no pátio no final de agosto deste ano alegando terem sido expulsos de uma galeria.

Todos são integrantes do grupo do traficante Colete, executado ainda em agosto na vila Maria da Conceição, provavelmente em uma disputa interna de uma organização criminosa de narcotráfico. Em decorrência da primeira ocupação do pátio da casa prisional, alguns foram então remanejados na época para outros estabelecimentos prisionais, mas a maioria permaneceu na Cadeia Pública, sendo acolhida no pavilhão onde agora também se indispuseram com os outros detentos.

Na manhã desta sexta-feira, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) disse que “por medida de segurança não informará sobre o planejamento estratégico para estes apenados” que precisam ser retirados do pátio. A Susepe assegurou ainda que “já vinha estudando um plano para o fato”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895