O diretor-geral da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), delegado Fernando Sodré, lamentou as mortes ocorridas no dia 5, em São Francisco de Paula, que vitimou um casal de idosos, e, na quinta-feira, no Parque Nacional da Serra Geral, no Cânion Fortaleza, de uma criança de 11 anos. Sodré ressaltou que, apesar das fatalidades, o órgão estadual realiza vistorias em todos os pontos turísticos do Rio Grande do Sul para verificar a segurança e evitar problemas como os ocorridos recentemente.
“A preocupação com a segurança é permanente. Ambos os parques foram concedidos à iniciativa privada, mas, obviamente, é uma preocupação da secretaria. Temos intensificado a discussão dentro da Secretaria de turismo”, destacou. “Hoje mesmo temos uma equipe no Parque da Guarita (em Torres) fazendo essas verificações. Esta ação já estava programada. Este é um tema que está dentro da nossa pauta, mas é importante deixar claro que esse episódio no Cânion Fortaleza é o primeiro caso registrado. Foi uma fatalidade, mas isso acende o alerta que temos que intensificar os protocolos e fazer tudo para evitar ao máximo ocorrências desta natureza”.
A Secretaria do Turismo do RS realizará em outubro o Seminário Estadual de Turismo de Natureza e Sventura e o tema será discutido com os participantes. O órgão estadual também pretende avaliar com a comunicação da necessidade de algum tipo de campanha para destacar a segurança dos parques gaúchos.
“Todos, não só os operadores privados, como o setor público, estamos consternados com a situação. Lógico que nos preocupa, mas precisamos deixar claro que esses casos são pontuais. Logo, as ocorrências não devem ser consideradas como destinos inadequados ou inseguros. Vamos mostrar isso e vamos trabalhar para manter o fluxo de turistas no Estado. Queremos continuar sendo o segundo Estado mais acolhedor e um dos mais seguros”, afirmou.
- Lula lamenta morte de menina que caiu de cânion em Cambará do Sul
- Vídeo: veja como foi o resgate do corpo da menina que caiu em cânion em Cambará do Sul
- Drones, helicópteros e rapel: entenda o resgate do corpo da menina que caiu no Cânion Fortaleza
- Funcionário usou barco para tentar salvar casal após queda no lago de parque em São Francisco de Paula
- Inquérito apura mal súbito e falha de carrinho na morte de turistas em parque de São Francisco de Paula
O diretor-geral assegurou que a secretaria e o governo do Estado estão dando todo o apoio para a prefeitura de Cambará do Sul e no acolhimento da família da menina. Quanto ao turismo, o Rio Grande do Sul recebeu em 2024 cerca de 7 milhões de turistas e o objetivo do secretário Ronaldo Santini é que o número aumente neste ano, com o aumento dos voos internacionais para o Rio Grande do Sul.
“A indústria do turismo não polui e é limpa, deixa recursos nas cidades e difunde o Estado positivamente, e nós vamos continuar trabalhando nisso. Vamos tomar todo o cuidado para que eventos como esses, obviamente, não corram mais”, concluiu.