Segurança Pública e prevenção à violência são destaques no Connex em Pelotas

Segurança Pública e prevenção à violência são destaques no Connex em Pelotas

O evento internacional acontece nesta quarta, quinta e sexta-feira em alguns locais do Centro Histórico de Pelotas

Angélica Silveira

O Centro Histórico de Pelotas já conta com sinalizações sobre o Connex 2024

publicidade

Durante os próximos três dias Pelotas, no sul do Estado será a sede do Connex 2024. O evento, internacional tem por objetivos conectar experiências e boas práticas na segurança pública e prevenção às violências.

A expectativa dos organizadores é que mais de 1,3 mil pessoas participem do evento. Segundo a coordenadora executiva do Pacto Pelotas Pela Paz e Coordenadora Geral da equipe organizadora do Connex Aline Crochemore, até o início da tarde desta terça-feira, mais de mil pessoas haviam realizado a inscrição no site do Connex. “São pessoas que vem de todo o país, inclusive de fora. Temos uma delegação do Equador e também participantes da Colômbia e Argentina. Esperamos que o evento seja uma grande plataforma de conexão e experiências de práticas em segurança pública e prevenção as violências”, projeta

Até sexta-feira serão realizados cerca de 50 painéis. A maioria ocorre de forma simultânea, com quase 100 painelistas entre especialistas, pesquisadores, gestores municipais e estaduais que irão se encontrar na cidade nesses três dias. O Conexx ocorre de forma simultânea em locais do Centro Histórico, como o Theatro Guarany, a Faculdade SENAC, o Museu do Doce, o Hotel Jacques George, o Parque Pelotas Tecnológico. e o Clube Caixeiral. Quem passa por estes locais já vê grandes baners do evento.

No primeiro dia do evento, está prevista uma reunião da cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O encontro do alto comando do programa RS Seguro será no Pelotas Parque Tecnológico. Para Aline o grande destaque do primeiro dia é a conferência com o ex- vice- presidente da Colômbia General Oscar Naranjo. “Ele foi o chefe das polícias lá que conduziu a pacificação. Vem contar a história, quais desafios e perspectivas de como conseguiram vencer lá”, observa. A palestra ocorre após a cerimônia de abertura, marcada para às 19h no Teatro Guarany, na noite desta quarta-feira e que contará com a presença do Governador Eduardo Leite.

Na manhã de quinta-feira, Aline destaca painel de boas práticas na América Latina, no mesmo local á partir das 9h. Na oportunidade serão abordados cases de cidades sul americanas. No mesmo dia, a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas irá falar sobre o Pacto Pelotas pela Paz e os consultores do inicio do Pacto. “Temos a presença de pesquisadores renomados como o Marcos Rolim e os temas são variados desde policiamento e fiscalização administrativa como outras que tratam de prevenção social por meio de educação, saúde, assistência social, metodologias de prevenção. Tem muita coisa”, observa.

Além da Prefeitura de Pelotas, o Connex é promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e patrocinado pelo Governo do Estado. O evento, que está estruturado em três eixos principais: Prevenção á violência, integração institucional e gestão da informação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895