Seminário do Departamento Estadual de Homicídios reúne autoridades da Segurança em Porto Alegre

Seminário do Departamento Estadual de Homicídios reúne autoridades da Segurança em Porto Alegre

Combate a facções e redução de mortes violentas no estado são alguns dos temas abordados no "IV Seminário DHPP"

Marcel Horowitz

publicidade

A Polícia Civil realiza, desde o início da manhã desta sexta-feira, o "IV Seminário DHPP", promovido pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Porto Alegre. Sob o tema “Uma década de Investigação, Inteligência e Combate aos Homicídios e ao Crime Organizado”, o evento conta também com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), além de professores universitários que estudam o crime. 

"É um evento extremamente importante, uma reflexão sobre o combate aos homicídios e sobre todas as questões que envolvem a redução do índice no Rio Grande do Sul. Além disso, também é uma união entre as instituições, com o objetivo de trazer mais segurança para a sociedade gaúcha", destacou o Chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, acrescentando que as mortes violentas no estado registraram redução de 14% em relação ao ano passado. 

Conforme o delegado Mario Souza, diretor do DHPP, quase 80% dos homicídios registrados na capital, durante o primeiro semestre, ocorreram entre integrantes de facções. Sobre o percentual, o delegado chamou atenção para os métodos que vêm sendo adotados no combate aos grupos criminosos. "Trabalhamos, desde fevereiro, com foco no combate ao crime organizado. A forte redução nos índices, nos últimos cinco meses, comprova que temos obtido resultados. Prendemos líderes de facção e mandantes, mostrando aos criminosos que, a cada homicídio cometido, eles vão ter prejuízos", enfatizou.


Delegado Mario Souza 

Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, julho registrou queda recorde no número de crimes contra a vida, com redução de 54,4% em Porto Alegre, se comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado é o menor número para qualquer mês computado desde 2010, chegando a uma diminuição de 25,2% dos homicídios em todo o Rio Grande do Sul. "No mês de agosto também tivemos mais uma forte redução nos índices de homicídios, que será divulgada nos próximos dias", garantiu Souza. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895