Com o objetivo de pensar em possibilidades para um enfrentamento mais efetivo com relação à violência contra as mulheres, especialmente em razão dos feminicídios ocorridos recentemente, representantes de órgãos e instituições do Sistema de Justiça gaúcho se reuniram na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Na ocasião, também foram debatidas as cláusulas do termo de cooperação interinstitucional que irá formalizar a criação da Rede do Sistema de Justiça para o Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Redejus).
“O objetivo é atuar, de forma articulada e em rede, de modo a promover ações conjuntas voltadas ao enfrentamento à violência de gênero contra a mulher e ações de conscientização e educação de funcionários e membros do Sistema de Justiça com perspectiva de gênero”, destaca a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM), Ivana Battaglin. Conforme a promotora, o grupo já se reúne desde 2023. “A integração entre as instituições com esse objetivo foi uma das primeiras ações do CAOEVCM”, afirma.
- Moraes manda ouvir Senador Hamilton Mourão sobre ligação de Bolsonaro
- Corpo de homem é encontrado em canteiro de obra no Autódromo de Interlagos
- Quem é Coronel Tadeu, suplente de Carla Zambelli na Câmara
Participaram do encontro a ouvidora da Mulher do MPRS, Sara Duarte Schutz; a procuradora do Ministério Público do Trabalho Flavia Borneo Funck; a juíza do Trabalho Lúcia Rodrigues de Matos; a defensora pública estadual dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher, Paula Granetto; a juíza federal Marciane Bonzanini, ouvidora da Mulher da Justiça Federal no RS; a servidora do Departamento de Conciliação da Defensoria Pública da União Marilucia Danilewicz; e o assistente social da Defensoria Pública da União Roberto Gonzalez.