Susepe deve apresentar medidas para acabar com irregularidades na Pasc em 30 dias

Susepe deve apresentar medidas para acabar com irregularidades na Pasc em 30 dias

Mais de 200 aparelhos celulares ingressaram na penitenciária entre 2010 e 2011, disse juiz

Rádio Guaíba

publicidade

Após a fuga de mais um detento da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), o juiz substituto da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, Alexandre de Souza Costa Pacheco, determinou um prazo de 30 dias para que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) apresente um plano de ação para acabar com irregularidades no serviço prisional. O pedido, segundo o magistrado, já havia sido feito em fevereiro de 2011.

Entre as providências a ser tomadas estão a apresentação de um plano de ação para evitar a entrada de celulares nas penitenciárias de regime fechado, especialmente na Pasc; o esclarecimento da razão do ingresso de mais de uma centena de celulares nos últimos dois anos na penitenciária, embora dotada do melhor detector de metais do Estado; reparação das câmeras de vigilância; informações sobre a prática de corrupção de agentes penitenciários lotados na Pasc e quais providências já foram ou serão adotadas; informação sobre a data exata em que as visitas íntimas na Pasc passarão a ser realizadas nas celas destinadas a esse fim, e não nas celas onde os presos cumprem as penas;

Caso a ordem não seja cumprida, a direção da Susepe pode ser alvo de punição. "Mas nada impede que a gente ainda tenha uma reunião com a Susepe para ver qual é a situação que tem enfrentado. Estamos abertos para todo o tipo de diálogo", disse Pacheco.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895