Susepe recebe 525 armas e quatro viaturas para reforço na segurança

Susepe recebe 525 armas e quatro viaturas para reforço na segurança

Foram investidos R$ 1,9 milhão com recursos estaduais e federais

Correio do Povo

Susepe recebe armas e viaturas

publicidade

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) recebeu oficialmente na manhã desta quarta-feira 525 armas, sendo 330 pistolas calibre 40; 160 espingardas calibre 12 e ainda 35 carabinas calibres 40, além 62,1 mil cartuchos de munição para para os calibres 12 e 40. O total de investimentos é de aproximadamente R$ 1,9 milhão com recursos estaduais e federais. A solenidade de entrega ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre.

O armamento está sendo repassado aos estabelecimentos prisionais, com destaque para 150 pistolas e 90 espingardas destinadas exclusivamente ao Complexo Penitenciário de Canoas. A Susepe também ganhou quatro novas viaturas, das quais duas, ambas modelo Nissan Versa 1.6, destinados ao atendimento de saúde. Já as outras duas, modelo Ford F4000 4x4, com capacidade de até oito agentes penitenciários, divididos em dois espaços diferenciados, e compartimento de cela para oito apenados. Os veículos, doados pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, são dotados de câmeras dentro do xadrez cujas imagens são visualizadas na cabine, bem como de faroletes entre outros equipamentos.



O secretário estadual da Segurança Pública Cezar Schirmer compareceu no ato de entrega com o governador José Ivo Sartori. “Estamos enfrentando o problema da criminalidade de forma efetiva dando condições de trabalho através de equipamentos e veículos”, ressaltou Cezar Schirmer. Ele destacou ainda o resultado é a queda nos números da criminalidade e de violência no RS. “É claro que não há milagres. Não se muda uma realidade complexa e negativa de décadas do dia para noite, mas estamos no caminho certo”, afirmou. “Estamos trabalhando na inteligência, integração e tecnologia”, resumiu, acrescentando que “estamos dando um salto de qualidade”.

Já o titular da Susepe, Ângelo Carneiro, disse que o planejamento estratégico do órgão visa o aprimoramento do trabalho e da segurança dos agentes penitenciários. “O reaparelhamento nesse sentido inibe qualquer ação criminosa”, referindo-se ao poder de fogo do armamento recebido na manhã de ontem. Ele anunciou que, “talvez em meados de junho”, mais 15 novas viaturas para transporte de detentos sob escolta estão previstas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895