Dois suspeitos de roubo apanharam das vítimas nesta terça-feira, em Porto Alegre. O primeiro caso ocorreu no bairro Camaquã, onde o proprietário de um mercado surpreendeu e entrou em luta corporal com homem que estava dentro do estabelecimento. Já o segundo aconteceu no bairro Cidade Baixa, onde outra pessoa foi linchada por populares ao ser flagrada tentando furtar um carro. Ambas ocorrências foram registradas na Área Judiciária, no Palácio da Polícia.
O dono do mercado, 46 anos, reside no andar superior do prédio, na rua Chico Pedro, que tem um muro com cerca de quatro metros de altura e cerca elétrica. Por volta das 7h, ele desceu ao térreo para ligar o forno onde o pão seria assado e preparar a abertura do estabelecimento ao público. Para surpresa dele, um homem estava dentro local e tentava fugir pulando até uma janela. “Ele disse que estava com fome”, observou o comerciante.
Houve luta corporal entre os dois. “Fiquei cerca de 25 minutos em cima dele imobilizado, esperando a chegada dos policiais”, recordou a vítima, que ficou ferida. O efetivo do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) chegou e algemou o suspeito, que tem antecedentes criminais. “Em 10 anos de comércio já levei 14 assaltos, sendo que o último ocorreu na manhã do dia 14 deste mês”, lembrou. O homem havia pulado o muro e passado por um telhado e uma janela basculante para invadir o local.
No segundo caso, ocorrido no bairro Cidade Baixa, o morador de um prédio residencial deixou seu Gol estacionado no Largo Zumbi dos Palmares. Sete minutos depois, foi ouvido um barulho de partida do motor do carro. Ao olhar da janela, a vítima percebeu que havia dois homens prestes a furtar o veículo. Aos gritos, o morador deu o alerta.
Populares que estavam nas proximidades foram atraídos pelo barulho e avistaram os ladrões no Gol. Um deles conseguiu escapar, mas o outro foi alcançado e linchado. Ele ficou ferido no braço, rosto e cabeça. Policiais militares faziam o patrulhamento de moto na região e, após serem informados do fato, foram imediatamente para o local. O homem foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro antes do registro do flagrante, onde a vítima compareceu com o Gol. “Eles destruíram o painel e estavam fazendo uma ligação direta”, disse. O detido possui uma extensa ficha de antecedentes criminais por furto de veículos. Ele não confirmou se pretendia levar o carro para algum desmanche.
Em outra ação na manhã desta terça, o 1º BPM capturou ainda um foragido na avenida Tramandaí, no bairro Ipanema. Tratava-se de um homem com antecedentes criminais por homicídio, que estava foragido do regime semiaberto.
Suspeitos apanham de vítimas em Porto Alegre
No bairro Camaquã, dono de mercado imobilizou um homem que estava em seu estabelecimento