Segundo o governador, os novos policiais devem colaborar na transformação pela qual a segurança pública vem passando, com prioridade para as investigações sobre o crime organizado.
O principal objetivo da Polícia Civil, segundo o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, é aumentar a porcentagem de homicídios solucionados. Michels lembrou ainda que as forças policiais seguem rastreando as quadrilhas que explodem caixas eletrônicos, mas destacou que não se trata de um crime grave como os homicídios, pois não deixa feridos.
Entre os novos escrivães e inspetores, que representam 15% de todo o efetivo do Estado, mais de 41% são mulheres. Para o secretário de segurança, caso o governo do Estado consiga contratar mais 800 agentes da civil e 2000 brigadianos como deseja fazer em 2013, o efetivo da segurança pública estará completo.
Os novos policiais civis devem entrar em serviço em até 30 dias.