Tentativa de fuga de presídio deixa 22 mortos no Pará

Tentativa de fuga de presídio deixa 22 mortos no Pará

Grupo de detentos tentava escapar do Complexo Prisional Santa Izabel

AFP

Secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel André Cunha, concedeu entrevista coletiva

publicidade

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) do Pará atualizou o número de mortos durante a tentativa de fuga de presos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), no Complexo Prisional de Santa Izabel, região metropolitana de Belém, na tarde da última terça-feira. Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a superintendência informou que são 22, e não 21 os mortos na troca de tiros entre integrantes do grupo armado que invadiu o complexo penitenciário para tentar resgatar um grupo de detentos e agentes do Batalhão Penitenciário. Vinte e um mortos já foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML), por meio de reconhecimento familiar. Vinte deles são presos, dentre os quais estão cinco internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi), localizada próxima ao CRPP III, que deram apoio externo à tentativa de fuga. A vigésima primeira vítima identificada é o agente penitenciário Guardiano Santana, 57 anos. A vigésima segunda vítima ainda aguarda o reconhecimento familiar

A Companhia de Operações Especiais da PM deslocou efetivo tático para reforçar a segurança do Complexo. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) ainda não comunicou se houve fuga de presos na ação. Uma revista e recontagem de detentos é realizada na unidade prisional.

Desde o início da tarde, foram iniciadas as buscas pelos criminosos que atuaram na tentativa de resgate em apoio externo. Também iniciaram as investigações para apurar que grupos agiram neste episódio, assim como a entrada de armas na unidade, além de todas as circunstâncias das trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos, informou a secretaria estadual de Segurança.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895