Outro cinco suspeitos, que ainda não foram ouvidos, prestarão esclarecimentos na sede da Polícia Federal (PF), em Porto Alegre, ao longo do dia. A PF também convocou novamente outros dois suspeitos para prestar novos testemunhos. A previsão é de que todos sejam ouvidos ainda nesta quinta.
• Leia mais sobre a Operação Concutare
Uma van transportou os suspeitos do Presídio Central até a superintendência da PF, que fica na avenida Ipiranga. O veículo chegou ao local pouco depois das 10h. A movimentação dos advogados, no entanto, já era intensa nos corredores do prédio antes do início das oitivas.
Na noite de terça, outros dois suspeitos foram soltos após serem ouvidos: um empresário e um funcionário da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Com a terceira liberação, dos 18 detidos na Operação Concutare, 15 permanecem no Presídio Central, entre eles o ex-secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia (PMDB), que prestou depoimento nesse feriado, além do ex-titular da Pasta no âmbito estadual, Carlos Niedersberg (PC do B).
O ex-secretário do Meio Ambiente na gestão de Yeda Crusius, Berfran Rosado, também é um dos suspeitos. Rosado ficou em silêncio durante o depoimento na PF sob a alegação de que a defesa não teve acesso à cópia do inquérito da PF. O advogado Luciano Feldens explicou que o cliente está preocupado com a repercussão do caso na mídia e reivindica o direito de preservação da imagem.
Com informações do repórter Samuel Vettori