Totens de segurança registram 445 acionamentos no primeiro mês em Porto Alegre

Totens de segurança registram 445 acionamentos no primeiro mês em Porto Alegre

Equipamentos são capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas

Marcel Horowitz

Equipamentos estão localizados em pontos de grande movimentação de pessoas

publicidade

Os totens de segurança interativos disponibilizados pela prefeitura de Porto Alegre completam um mês de operação, nesta terça-feira. Até o momento, oito dos 10 equipamentos previstos já foram instalados. Foram registrados 445 acionamentos durante o período.

A maioria dos acionamentos foi decorrente de toques acidentais, que representam 47% do total. “Os totens são equipamentos muito novos. É preciso aguardar que a população adapte o uso correto dos equipamentos à sua cultura”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Constam na lista de razões para o acionamento, ainda, os testes e manutenções realizados nos totens (37%), ocorrências que acionaram o sistema antivandalismo dos equipamentos (7%), furtos e roubos (5%), pedidos de ajuda (2%), pedidos de informação (1%), brigas (1%) e registros de desaparecimentos (1%). “Atendemos, ao todo, cinco ocorrências de furto e roubo, cinco pedidos no âmbito da abordagem social, três pedidos relacionados à saúde, duas ocorrências de briga e uma de desaparecimento. O balanço é positivo, já que o objetivo dos totens é inibir ocorrências e reduzir ainda mais estes números”, ressalta Aragon.

Localizados em pontos estratégicos da cidade, os totens são capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, detectando situações de risco e alertando a Guarda Municipal e os agentes de trânsito. Os equipamentos também servem como mecanismo de prevenção. Na última terça-feira, antes do temporal, as oito unidades repassaram à população, por meio de mensagens de áudio, o alerta que havia sido emitido pela Defesa Civil.

Com quatro metros de altura, os totens de segurança interativos destacam-se pela robustez. Os equipamentos são blindados, à prova de intempéries e possuem sensor antivandalismo. Cinco câmeras estão instaladas em cada unidade, possibilitando cobertura de 360º na captação de imagens.

Os totens estão no trecho 1 da Orla do Guaíba, que concentrou 29% dos acionamentos; Elevada da Conceição (25%); Rodoviária (15%); Pop Center (12%); trecho 3 da Orla do Guaíba (8%); Auditório Araújo Vianna (4%); avenida Salgado Filho (4%); e Largo Glênio Peres (3%). Ainda há planos para a instalação de equipamentos no Viaduto Otávio Rocha e no entorno da Praça da Matriz.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895