“Tranquilo quanto à transparência do meu governo”, diz prefeito de Tupanciretã sobre ação contra supostas fraudes licitatórias

“Tranquilo quanto à transparência do meu governo”, diz prefeito de Tupanciretã sobre ação contra supostas fraudes licitatórias

Polícia Civil e Ministério Público investigam contratos entre administração municipal e duas empresas de coleta de lixo

Marcel Horowitz

Operação Trovão investiga contratos firmados pela gestão de Tupanciretã

publicidade

O prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, divulgou nesta quinta-feira uma nota sobre a Operação Trovão. A ação conjunta do Ministério Público do RS e da Polícia Civil apura supostas fraudes licitatórias. Outro investigado além do mandatário é o vice Márcio Teixeira Dias, que também é secretário de Desenvolvimento do Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental. O espaço permanece aberto para outras manifestações.

No comunicado, o chefe do Executivo municipal se diz tranquilo em relação às medidas administrativas adotadas e à transparência de seu governo. O texto também destaca que o processo corre em segredo de Justiça e que maiores esclarecimentos vão ser prestados a partir da semana que vem, na medida em que houver acesso ao conteúdo.

A declaração ocorre um dia após o cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Tupanciretã. As diligências também foram cumpridas na Secretaria do Desenvolvimento, do Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental, bem como em residências de agentes públicos do município.

O alvo da investigação são contratos firmados entre a administração de Tupanciretã e duas empresas, responsáveis por reciclagem e coleta de lixo. Uma das companhias é sediada em Porto Alegre e a outra, em Nova Santa Rita, na região Metropolitana. As residências dos empresários investigados e os respectivos empreendimentos também foram objeto de buscas.

A apuração teve início na 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª Decor) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). As supostas práticas investigadas ocorreriam desde 2019.

O objetivo da Operação Trovão foi coletar material probatório sobre possíveis crimes de responsabilidade. Na ocasião, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos.

Leia a nota do prefeito Gustavo Herter Terra

Recebemos a visita do Ministério Público e do TCE, coletando documentos referentes a licitações do lixo desde 2019, apresentamos todos os documentos solicitados e foram embora. O processo corre em sigilo de justiça e acredito que a partir da semana próxima teremos acesso ao conteúdo e poderemos dar maiores esclarecimentos. Estou tranquilo quanto às medidas administrativas adotadas e à transparência do meu governo e vamos aguardar os desdobramentos do processo


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895