No local máquinas ainda fazem trabalhos de escavação, nivelamento, alargamento da via e aterro. Um trabalhador da obra, que prefere não se identificar, explica que o terreno é úmido e que as chuvas dos últimos meses estão dificultando muito os trabalhos, o que não possibilita dar prazo para que a rua fique pronta. Também explicou que o aterro que tem que ser feito é complexo, já que o terreno é muito “mole” e a área a ser aterrada é muito profunda, necessitando diversas camadas de argila e terra, sendo necessário esperar o adensamento do terreno.
O secretário municipal de Obras, Alcy Paulo de Oliveira, diz que as obras estão no prazo, descontando os dias de chuva. Porém, não soube precisar quando a estrada será entregue.
Enquanto isso, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) aguarda a conclusão da via para iniciar a transferência de presos para o módulo I da Penitenciária Estadual de Canoas (Canoas I), que está com a estrutura concluída, aguardando apenas pelas obras de acesso. De acordo com a Susepe, a intenção é iniciar a ocupação deste primeiro módulo na segunda quinzena de agosto. Todo o mobiliário da estrutura já foi adquirido. Os equipamentos estão guardados em depósitos da superintendência, aguardando para serem instalados.
O Complexo Prisional de Canoas terá 2.415 vagas no regime fechado e está com 50% das obras concluídas. A construção dos prédios começou em março e segue o modelo de pré-moldados. O empreendimento será uma das alternativas do Estado para o fechamento do Presídio Central de Porto Alegre.