Polícia

Treze são presos em megaoperação na região Metropolitana

Entre os detidos está o líder de uma quadrilha que usava tornozeleira eletrônica

Durante as buscas, foram encontradas armas longas e até coletes à prova de balas
Durante as buscas, foram encontradas armas longas e até coletes à prova de balas Foto : Marco Kessler / Polícia Civil / CP
A megaoperação deflagrada na região Metropolitana de Porto Alegre para combater homicídios e tráfico de drogas resultou em 13 presos e dois adolescentes apreendidos nesta quinta-feira. Um dos detidos era líder de uma quadrilha que atuava em Viamão e foi flagrado com tornozeleira eletrônica, equipamento usado para acompanhar detentos do regime semiaberto.

A Polícia Civil apreendeu um arsenal em armas: uma submetralhadora, um fuzil, três pistolas, dois revólveres e 500 munições. Também foram apreendidos três pés de maconha, 400g da droga e R$ 16 mil. 

A ofensiva denominada Mors – morte em latim – mobilizou 200 agentes das delegacias de Alvorada, Cachoeirinha e Viamão e o alvo eram duas quadrilhas que atuavam na Grande Porto Alegre. "Encontramos diversos itens que caracterizam a ligação com homicídios, como armas longas e até coletes à prova de balas", explicou o titular da 1ª Delegacia de Alvorada, delegado Maurício Barcellos em entrevista à Rádio Guaíba.

Um dos bandos atuava principalmente no bairro São Lucas, em Viamão. A Polícia Civil passou a apurar as ações de uma das quadrilhas em julho, a partir de um homicídio ocorrido em Alvorada. Na ocasião, os criminosos roubaram um ônibus e o colidiram contra a casa do líder da quadrilha. O homem escapou do atentado, mas continuou a praticar assassinatos como forma de vingança. O caso ficou conhecido a partir da Operação Linha 1, também deflagrada pela Polícia Civil.

Os detidos serão conduzidos ao sistema prisional e os adolescentes serão encaminhados à Fundação de Atendimento Sócio-Educacional (Fase).

Bookmark and Share