Um dos maiores traficantes de aves silvestres do RS é preso em Gravataí

Um dos maiores traficantes de aves silvestres do RS é preso em Gravataí

Homem, de 39 anos, vendia os pássaros pela internet e os enviava para os compradores pelo Correio

Correio do Povo

Cerca de 240 aves foram apreendidas

publicidade

Um esquema de tráfico de aves silvestres foi desarticulado pela Polícia Civil de Gravataí nesta terça-feira. Durante operação, cerca de 240 pássaros – incluindo espécies em risco de extinção – foram apreendidos em uma residência, no bairro Morada do Vale II. Segundo o delegado Alencar Carraro, o responsável pelo cativeiro dos animais - um homem, de 39 anos - foi preso pelos agentes. “Ele seria um dos maiores traficantes de aves silvestres”, ressaltou. 



Houve ainda a apreensão de dois veículos, sendo um Volkswagen Santana e um Chevrolet Monza, além de mercadorias estrangeiras, como eletrodomésticos e bebidas, possivelmente trocadas pelos animais. A Polícia também encontrou um caderno contendo anotações das transações comerciais envolvendo os pássaros.

“Além da prática de crime ambiental e dos maus tratos contra os animais, o suspeito será investigado por lavagem de dinheiro, visando a sua descapitalização e diminuição do poder econômico”, assegurou.

Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

Conforme o delegado Alencar Carraro, a comercialização das aves ocorreria pela internet e as remessas dos animais seria por via postal. “Ele viajava muito pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de Uruguai e Paraguai”, explicou.

O titular da 1ªDP de Gravataí observou inclusive que, entre as 240 aves resgatadas, muitas ainda não tiveram as espécies identificadas por serem de outras regiões do país. “Estamos apurando”, frisou, acrescentando que a Polícia Federal e Ibama devem ser acionados.

A maioria das aves estava bem acomodada no cativeiro, mas “algumas estavam em precárias condições”. O delegado Alencar Carraro avaliou como “muito boa” a estrutura montada na propriedade do acusado. “Tinham várias salas climatizadas e com controle de luz. Ele tinha ração e medicamentos”, destacou. As investigações começaram há um mês quando cerca de 70 pássaros da fauna nativa foram apreendidos com um homem na ERS 020.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895