Há exato um mês, a Prefeitura de Uruguaiana entregava a primeira Unidade de Policiamento Pacificadora Municipal (UPPM) do Porto Seco e região. Na construção da estrutura a Prefeitura investiu R$ 310,2 mil em um espaço de área construída de 86m² com dois pavimentos que incluem garagem, sala de acesso, sala de monitoramento e banheiros.
A verba que custeou a obra é oriunda do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumde). A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) participou com doações de móveis que são utilizados na nova UPPM.
A Guarda Municipal de Uruguaiana, por meio da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) , disponibilizou um efetivo fixo no local. A equipe também fará patrulhas motorizadas na região com as viaturas com escalas de 12 horas. A UPPM conta com rádio-base para a comunicação com as demais forças de segurança. Uma equipe ficou de ronda no local e fez 16 encaminhamentos de possíveis infrações durante esse período de 30 dias.
Além do Porto Seco, a ronda também abrange os bairros Hípica I e II, Santo Inácio e Vila Betânia. Somente nos bairros cerca de 10 mil pessoas vão ser beneficiadas com a instalação da nova UPPM. A construção de novas unidades do tipo em outros bairros faz parte do plano de governo do prefeito eleito da cidade, Carlos Alberto Delgado de David.