Urso de pelúcia com cocaína dentro é localizado em depósito de facção em Novo Hamburgo

Urso de pelúcia com cocaína dentro é localizado em depósito de facção em Novo Hamburgo

Trio foi preso e mais de 30 quilos de maconha foram apreendidos durante ação iniciada em São Leopoldo

Marcel Horowitz

publicidade

Policiais civis localizaram, nesta quarta-feira, um imóvel utilizado como depósito de drogas no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Durante a ação, que também resultou na captura de três traficantes — todos integrantes de uma facção com base no Vale do Sinos — os agentes apreenderam 50 tijolos de maconha, pesando mais de 30 quilos, além de um torrão de cocaína escondido dentro de um urso de pelúcia. O brinquedo, aponta a corporação, era utilizado como meio de distribuição de drogas.  

De acordo com o delegado André Serrão, que coordena as investigações, a ofensiva teve início no final da tarde dessa terça-feira, no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo. Na ocasião, um homem de 46 anos, que já tinha registros por tráfico, furto, estelionato e roubo de veículo, foi preso em flagrante quando vendia drogas no Loteamento Chácaras dos Leões. Uma mulher de 28 anos, que não tinha antecedentes, também foi detida junto a ele. Antes da ação, policiais já tinham filmado a dupla traficando no local. 

Ainda conforme Serrão, que é titular da 2ª DP de São Leopoldo, além do casal, um jovem de 21 anos, que já respondia por tráfico e invasão de domicílio, também foi preso. "Ele exercia a função de olheiro", explica o delegado. O termo, no linguajar do crime organizado, se refere ao responsável por vigiar o entorno dos pontos de venda de drogas e alertar outros traficantes sobre a presença de policiais.  

Efetuadas as prisões, os policiais constataram que o trio era abastecido por um quarto criminoso, que transportava entorpecentes dentro de malotes. Esse traficante foi monitorado até uma residência, no interior do bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, mas conseguiu fugir antes de ser capturado. 

Ao adentrarem no imóvel, os agentes perceberam que se tratava de um depósito de drogas. Ali foram apreendidos 30 quilos de maconha, comprimidos de ecstasy e porções de cocaína, além de insumos para produção desse entorpecente.

Os policiais ainda localizaram mais porções de maconha fracionada e cerca de um quilo de cocaína, escondidos dentro de um urso de pelúcia. " Possivelmente os traficantes adotaram o brinquedo como meio para distribuição das drogas, bem como para despistar as ações policiais", afirmou o delegado Serrão. 

"O trabalho da Polícia Civil, no que diz respeito à repressão ao tráfico de drogas, vislumbra identificar traficantes envolvidos nas mais variadas frentes, a exemplo dos responsáveis pela venda em pontos de comercialização, bem como os envolvidos no armazenamento e no abastecimento. Isso tende a gerar inconstância na atividade criminosa, uma vez que os grupos perdem o produto, se descapitalizam e se movimentam, o que pode possibilitar novas repressões, apreensões de drogas e prisões", concluiu o titular da 2ª DP de São Leopoldo. 

Mais de 50 tijolos de maconha foram localizados dentro de imóve| Foto: Polícia Civil / CP

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895