Durante a tarde, em entrevista coletiva, o Superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto, garantiu que os valores apreendidos até agora pela força-tarefa que investiga desvios de recursos da área de marketing do Banrisul indicam lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Três pessoas foram presas: o superintendente de marketing do Banrisul, Walney Fehlberg, e os representantes das agênciasGilson Stork, da SLM, e Armando D'Elia Neto, da DCS.
Entenda o caso
Na manhã dessa quinta-feira, veio a público uma força-tarefa da Polícia Federal, do Ministério Público e do Ministério Público de Contas que começou a apurar desvios de recursos da área de marketing com prejuízo ao Banrisul. Suposta organização criminosa, integrada por um alto funcionário do banco, diretores de agências de publicidade e prestadores de serviços, pode ter lesado a instituição em mais de R$ 10 milhões nos últimos 18 meses.
O esquema se daria através do suposto superfaturamento na produção de ações de marketing contratadas junto a agências que terceirizavam o serviço para empresas que subcontratavam os reais executores a preços muito menores do que os cobrados do banco.