Viamão tem redução de índices de criminalidade e zero feminicídios

Viamão tem redução de índices de criminalidade e zero feminicídios

Delegada salientou trabalho da Polícia Civil para prender agressores e aumento de denúncias de violência contra a mulher

Eduardo Amaral

publicidade

Viamão apresentou uma queda nos índices de criminalidade no primeiro semestre e manteve o número de feminicídios zerado. Os números foram apresentados nesta segunda-feira, durante coletiva que contou com representantes da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Guarda Municipal, além da presença do prefeito André Pacheco (PSDB).

A delegada Jeiselaure Rocha de Souza, responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), destacou a atuação da PC para impedir que que homens cometam crimes mais graves. Segundo ela, a Polícia tem pedido rapidamente a prisão de agressores que desrespeitam ordens restritivas.

Conforme Jeiselaure, outro fator determinante foi o crescimento nas denúncias feitas pelas vítimas. “Eu comemoro o aumento”, comentou ela ao falar do crescimento de 11% nas ocorrências de ameaça. “Isso significa que as vítimas estão nos procurando”, o que para a delegada é extremamente positivo, já que, segundo ela, 90% dos casos de feminicídio são de mulheres que não denunciaram seus agressores.

Além do número zero de feminicídios, o município também teve queda de 10% nos homicídios, entre outras reduções em diversos índices. O único crime que cresceu foi o abigeato. A queda nos índices criminais veio acompanhada da redução no número de prisões, 25,29% menores que no mesmo período de 2018, o que para as autoridades presentes representa uma melhora na prevenção. De acordo com eles, a integração entre as forças de segurança e o videomonitoramento foram fundamentais para os resultados. Viamão conta hoje com 55 câmeras, e o objetivo é chegar a 200 nos próximos anos.
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895