person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Acompanhado de centenas de apoiadores, Bolsonaro encerra agenda em Caxias do Sul

Presidente irá de helicóptero até Bento Gonçalves, onde passará a noite

Presidente irá de helicóptero até Bento Gonçalves, onde passará a noite | Foto: Aristoteles Junior / Rádio Guaíba / CP

Sem atender a imprensa ao fim da agenda oficial, o presidente Jair Bolsonaro deixou Caxias do Sul, na Serra gaúcha, por volta das 17h desta sexta-feira. Durante toda a tarde, Bolsonaro foi acompanhado por centenas de apoiadores. Em muito momentos, durante a interação, Bolsonaro e apoiadores não usavam máscara. O político irá de helicóptero até Bento Gonçalves, onde passará a noite.

A próxima atividade do presidente em solo gaúcho será a motociata em Porto Alegre programada para iniciar às 10h deste sábado. Para isso, a Capital irá contar com alterações no trânsito e no transporte público durante o evento. Antes de retornar a Brasília, Bolsonaro se encontra com o prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB), em horário ainda não confirmado.

Durante a tarde de hoje, o presidente, acompanhado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou da inauguração da da UCSGraphene, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, e da abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, que ocorre de 9 a 16 de julho no Ginásio I da Vila Poliesportiva do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Em discurso na Feira do Grafeno, Jair Bolsonaro falou das pressões sofridas pelo governo voltou a afirmar que deseja “eleições limpas” em 2022. “Fiquem tranquilos, meu couro é grosso. Temos um ministério invejável. Quando alguns falam em eleições quero que analisem os  ministros que eu indiquei enfrentando pressões e os ministros que os antecederam. Não tinha como o Brasil dar certo no passado. Hoje nós sonhamos e temos a certeza que podemos mudar o país”, disse o presidente. E concluiu: “Quero deixar para o Brasil um legado bem diferente, muito melhor daquele que recebi em 2019 e um país verdadeiramente democrático onde a liberdade seja o bem maior de todos nós”. 

Também durante o evento foi assinado a Política Nacional do Grafeno. Conforme o ministro  da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o investimento em nióbio e grafeno podem ajudar a desenvolver o país. Marcos Pontes destacou que o Brasil pode atuar desde a extração do minério até a produção industrial final de produtos para uso da matéria.

A passagem de Bolsonaro por Caxias do Sul também foi marcada por pequenos atritos em simpatizantes do presidente e manifestantes contrários. Por dois momentos, um próximo onde o evento ocorreu e outro nas proximidades do Monumento ao Imigrante, a Brigada Militar precisou intervir.

*Com informações de Aristoteles Junior / Rádio Guaíba

Celso Sgorla