Política

Advogado de Yeda reage à nota oficial da Associação Nacional dos Procuradores da República

Órgão manifestou "apoio irrestrito" à força-tarefa do caso Detran

Após a divulgação, nesta quarta-feira, de nota de solidariedade da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) aos colegas que atuam nas investigações do caso Detran, o advogado da governadora Fábio Medina Osório voltou a disparar contra o Ministério Público Federal. Osório entende que os procuradores do MPF gaúcho violaram a presunção de inocência durante o anúncio da ação de improbidade administrativa contra Yeda, e outras oito pessoas, no dia 5 de agosto.

Na nota, a ANPR declarou apoio irrestrito aos integrantes da força-tarefa da Operação Rodin depois de uma sindicância, motivada pelas acusações da defesa da governadora, ser instaurada contra eles, nesta semana, no Conselho Nacional do órgão. O advogado de Yeda reagiu a manifestação: “Encaro com normalidade, mas é necessário respeito ao Conselho, que ainda não condenou, mas sim investiga irregularidades”. Osório também ressaltou que a sindicância está fundamentada, segundo ele, em suposta “censura” nos esclarecimentos durante a entrevista coletiva: “ao não darem detalhes sobre as acusações que tornaram a governadora ré, houve violação da presunção de inocência”, sustenta.

Na ocasião, os procuradores evitaram explicar ao jornalistas porque a governadora estava, conforme eles, entre as nove pessoas que “ajudaram ou intermediaram esquema de propina para viabilizar desvios de recursos públicos do Detran”. A ANPR avaliou que os procuradores exerceram “a missão constitucional de provocar o poder judiciário de maneira independente, impessoal e apartidária”.