Após renunciar à presidência do PRB, Vitor Paulo segue líder da bancada na Câmara

Após renunciar à presidência do PRB, Vitor Paulo segue líder da bancada na Câmara

Parlamentar foi um dos fundadores da legenda

Correio do Povo

Após deixar presidência, Vitor Paulo segue líder do PRB na Câmara

publicidade

O deputado federal Vitor Paulo dos Santos (RJ) vai continuar a ocupar a liderança da bancada do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Câmara, depois de renunciar à presidência da legenda. Ele ocupava o cargo desde que o partido começou a recolher assinaturas para ser criado, em 2003, Vitor Paulo foi um dos responsáveis por escrever o estatuto da sigla.

Quarto deputado federal mais votado do Rio de Janeiro em 2010, com 157.580 votos, o parlamentar teve atuação importante também nas articulações para manter o ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011) como o candidato na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006.

Vice de Lula em seus dois mandatos, de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010, Alencar foi o segundo na hierarquia da República por oito anos. Além de ter exercido a Presidência durante quase 400 dias em que Lula estava viajando, Alencar foi um exemplo na luta contra o câncer. Diagnosticado com a doença em 1997, ele conviveu e batalhou com a doença até março deste ano, quando morreu.

História do partido

Idealizado em 2003, o PRB teve seu registro definitivo concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto de 2005, ainda sob o nome de Partido Municipalista Renovador (PMR). Foi nesse mesmo ano que Alencar ingressou no partido. Foi por sugestão dele que a legenda mudou o nome de PMR para PRB. Além de um vice-presidente, o PRB ganhou em 2005 também um senador, com a ida de Marcelo Crivella (RJ) para o partido.

Nas eleições do ano seguinte, o PRB compôs a chapa que reelegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, indicando Alencar à vaga de vice. Nessas mesmas eleições, de 2006, a primeira que disputou, o PRB elegeu Cleber Verde seu primeiro deputado federal. Já em 2010, a bancada de deputados do partido aumentou consideravelmente, passando para oito na posse, mas indo para 12 após quatro suplentes assumirem a titularidade do mandato.

Entre os ideais do PRB, expostos em seu programa, estão “princípios básicos republicanos” como o poder político oriundo do voto livre, a repulsa à discriminação entre os cidadãos, o equilíbrio fiscal entre os Estados, a utilização da política econômica como forma de desenvolvimento social e a atenção especial a setores desprotegidos da sociedade.

O PRB defende ainda o direito ao trabalho como fonte de sobrevivência, à educação básica gratuita, a um sistema público de saúde eficiente e universal, o repúdio à guerra como forma de resolução de problemas entre as nações e a liberdade religiosa.

As informações são do Portal R7

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895