Como a maioria dos que prestaram depoimentos, Eduardo negou qualquer participação no esquema que teria provocado prejuízos de R$ 44 milhões aos cofres públicos. Ainda assim, ontem o lobista Lair Ferst confirmou denúncias de corrupção.
Com o encerramento da etapa de depoimentos, a juíza Simone Barbisan Fortes, da 1ª Vara da Justiça Federal de Santa Maria, deve determinar que a acusação e a defesa encaminhem pedidos de novas investigações. Depois, a magistrada deve anunciar a sentença. Os 32 réus respondem por diferentes crimes, como peculato, formação de quadrilha, eliminação de documentos e extorsão.
A Operação Rodin foi deflagrada em novembro de 2007 pela Policia Federal. A ação principal da qual fazem parte os réus partiu de uma denúncia do Ministério Público Federal com base em investigações também iniciadas em 2007.
Os depoimentos na Vara Federal de Santa Maria tiveram início em 16 de novembro. O processo tem cerca de 100 mil páginas e 320 testemunhas já prestaram depoimentos. As penas das prisões previstas para os crimes que os réus dos envolvidos variam de três meses a 12 anos.