Política

Assembleia vai manter acesso limitado de público durante votação de pacote de Sartori

Presidente Silvana Covatti garantiu a abertura de diálogo e de que sessão não ocorrerá nesta quinta

Assembleia vai manter acesso limitado de público durante votação de pacote de Sartori
Assembleia vai manter acesso limitado de público durante votação de pacote de Sartori Foto : Galileu Oldenburg / Agência ALRS / CP
Diante da possibilidade real de ânimos exaltados durante a votação do pacote de austeridade do governo, a Assembleia vai distribuir senhas para o público que for acompanhar as sessões no plenário 20 de Setembro. Conforme informações da segurança legislativa, está definida a distribuição de 160 senhas para acesso às galerias – 80 delas destinadas ao líder do governo e 80 às entidades sindicais.

Uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira entre a presidência da Assembleia e representantes de oito sindicatos e fundações diretamente prejudicadas pelas medidas de austeridade. A presidente Silvana Covatti garantiu a abertura de diálogo e confirmou que não vai haver sessão de votação de medidas do pacote nesta quinta.

A deputada petista Stela Farias, que solicitou a reunião em nome da oposição, destacou que houve avanços, mas que ainda não há definição sobre o aumento do número de senhas a ser distribuído. Os servidores querem que seja respeitada uma liminar judicial que determinou a ocupação de metade das cadeiras nas galerias, mais de 300 no total. “Abriu-se o diálogo, e a presidente garantiu que vai levar a reivindicação para discussão junto à Mesa Diretora na próxima reunião”.

A Assembleia continua fechada, sendo permitida somente a entrada de deputados, servidores e jornalistas. A instalação de gradis foi reforçada hoje à tarde. Grades também foram colocadas no entorno do Palácio da Justiça. O temor é de que aconteçam confrontos entre manifestantes e policiais militares, assim como na tarde de ontem, junto ao Palácio Piratini.