Atletas paraolímpicos são homenageados na Câmara de Porto Alegre

Atletas paraolímpicos são homenageados na Câmara de Porto Alegre

Delegação de 14 atletas e oito técnicos estiveram na 14ª nas competições da 14ª edição Paralimpíadas Escolares 2021

Taís Teixeira

Delegação de 14 atletas e oito técnicos estiveram na 14ª nas competições da 14ª edição Paralimpíadas Escolares 2021

publicidade

Os atletas do paradesporto gaúcho na categoria individual conquistaram 75 medalhas nas competições da 14ª edição Paralimpíadas Escolares 2021, que ocorreu de 23 a 26 de novembro nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O grupo de 14 alunos e oito técnicos foi homenageado nesta quarta-feira no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre. O proponente foi o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o vereador Alvoni Medina.

Na categoria coletivo, o Rio Grande do Sul conquistou o primeiro lugar na modalidade basquete em cadeira de rodas. A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) por meio da Lei Pelé, disponibilizou o transporte aéreo e os uniformes para a delegação do Estado participar do evento.

O vereador Alvoni Medina disse que está muito honrado com a conquista que esses atletas trouxeram para o Estado. “É muito importante reconhecer essa vitória, que mostra que não há limites quando se tem foco e força de vontade”, ressalta, evidenciando que eles são exemplo de determinação e superação. Medina sugere que o governo estadual também poderia homenagear os atletas. “Seria um incentivo ainda maior”, destaca.

O presidente da Associação Esporte +, Roth Prestes, destaca a importância dessa homenagem para esses jovens, já que muitos nunca estiveram na Câmara de Vereadores. “Esse reconhecimento é de extrema importância ao mostrar o jovem com deficiência como protagonista”, reforça.

Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), essa edição da competição reuniu 900 atletas, que disputaram em 13 modalidades (bocha, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, atletismo, goalball, judô, natação, futebol PC, basquete em cadeiras de rodas 3x3, parabadminton, parataekwondo, futebol de 5 e vôlei sentado). 

"Mais fé em mim"

Kauã Schuquel Boff, de 11 anos, voltou para casa com quatro medalhas de ouro.Todas foram conquistadas em modalidades da natação: 25 metros borboleta, 25 metros nado costas, 25 metros nado livre e 100 metros nado medley (costas, peito, borboleta e livre). Portador de displasia espondiloepifisária congênita, que impede o crescimento, ele disse que nunca imaginou que ganharia essas premiações. “A cada medalha que eu fui ganhando, eu fui criando uma confiança e uma fé em mim de que eu era capaz”, reforça.

O pai do medalhista, o taxista Márcio Reginaldo Boff, é só orgulho. “Meus amigos e minha família estamos muitos felizes”, declara e adianta que já foi procurado para tratar do futuro do filho dentro dos esportes paraolímpicos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895