Aumento da alíquota da Previdência é aprovado na Câmara após invasão

Aumento da alíquota da Previdência é aprovado na Câmara após invasão

Projeto encaminhado por Marchezan eleva para 14% contribuição de servidores

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Aumento da alíquota da Previdência é aprovado na Câmara após invasão

publicidade

Em uma sessão realizada no terceiro andar da Casa, após o plenário Otávio Rocha ser invadido pelos municipários, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, na noite desta quarta-feira, por 20 votos a seis, com uma abstenção, o projeto encaminhado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) que eleva de 11% para 14% a alíquota de contribuição dos servidores para o Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Previmpa).

O Executivo estima arrecadar cerca de R$ 30 milhões por ano com o aumento do percentual. O líder do governo, vereador Clàudio Janta (SD) lamentou que a democracia tenha sido desrespeitada, forçando os vereadores a cancelarem a sessão, retomada em outro local.

Invasão

Perto das 18h45min, manifestantes contrários ao aumento da alíquota invadiram o Plenário Otávio Rocha instantes antes de o texto começar a ser votado. Cerca de 200 pessoas assistiam a sessão das galerias e uma parte pulou a mureta que separa o Plenário.

Os manifestantes correram para a Mesa Diretora, que era presidida temporariamente pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB) e tentaram arrancar o microfone. O presidente da Casa, vereador Cássio Trogildo (PTB), se reunia com a procuradoria da Câmara para debater questionamentos sobre o projeto. Os manifestantes foram contidos pela Guarda Municipal e pelo menos uma pessoa foi detida. A Brigada Militar também foi acionada.



Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895