Bancada do Novo votará contra nomeação do PT para presidência da ALRS

Bancada do Novo votará contra nomeação do PT para presidência da ALRS

Deputados alegam que acordo entre as maiores bancadas e restrições regimentais inviabilizam candidaturas independentes

Correio do Povo

Para os deputado do Novo, a atuação do PT é diretamente oposta ao que a bancada defende

publicidade

Na eleição para definir quem estará à frente dos trabalhos na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira, a bancada do Novo votará contra o deputado indicado pelo PT, Valdeci Oliveira. Segundo os deputados do Novo, a decisão ocorre porque Valdeci "foi diretamente responsável" pela proposta de aumento da cota parlamentar em 120%, último ato da Mesa Diretora em 2021.

O deputado Fábio Ostermann critica, ainda, a construção da candidatura de Valdeci. No início de cada legislatura, há um acordo entre as maiores bancadas, além das regras do regimento interno da Casa que exigem a formação de uma chapa com pelo menos 20% dos parlamentares, dificultando candidaturas independentes. “A Bancada do Novo jamais participou deste acordo. Nas eleições anteriores, optamos pelo diálogo e pela articulação de compromissos. Entretanto, e especialmente no último ano, nossos compromissos não foram honrados”, afirma Ostermann.

Os parlamentares também enfatizam suas reservas ao PT, partido de Valdeci Oliveira. Para os deputados, a atuação da sigla é diretamente oposta ao que a bancada defende.“O PT atuou contra as reformas estruturantes e foi determinante para a manutenção do aumento de impostos no ano de 2021. Por essas razões, não temos outra saída que não votar contrariamente à candidatura do deputado”, finaliza Giuseppe Riesgo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895